Só Desportos

Só Desportos

FIFA OBRIGA CLUBES A PAGAR DÍVIDAS

FIFA OBRIGA CLUBES A PAGAR DÍVIDAS




A FIFA está a fazer uso de mão pesada contra os clubes que não cumprem as obrigações financeiras e em Portugal as medidas estão a ter impacto direto em várias SAD.

Segundo A BOLA apurou, o Aves, atualmente na última posição na Liga, ficará impedido de fazer transferências nacionais ou internacionais em três janelas de mercado (final da época, janeiro de 2021 e verão de 2021) caso não pague até final da temporada ao Sport Recife, do Brasil, uma dívida relativa a direitos de formação. Esta informação foi confirmada a A BOLA pela FIFA e insere-se numa política rígida do organismo que tutela o futebol mundial no sentido de moralizar e tornar transparente o mercado de transferências.



Certo é que caso o Aves, em qualquer momento, liquide a dívida, a suspensão será imediatamente levantada.

Andric cobrou ao Belenenses
Um exemplo de que o mecanismo da FIFA funciona é outro caso português. Komnen Andric, avançado sérvio de 24 anos, atualmente a representar o Dínamo Zagreb, conseguiu ao fim de vários meses que a SAD do Belenenses lhe pagasse os valores em dívida. Segundo confirmou a FIFA a A BOLA, Andric, que representou os azuis em 2016 (realizou apenas 13 jogos), viu a Câmara de Resolução de Litígios dar-lhe razão na reclamação de valores em atraso e decidir, a 26 de junho de 2019, que o ex-clube teria de pagar-lhe. Caso não cumprisse no prazo determinado pela DRC, a SAD azul ficaria impedida de inscrever jogadores - transferências nacionais e internacionais - em três janelas de mercado. Não pagou e a 3 de janeiro, data de abertura do mercado em Portugal, viu a FIFA impor-lhe a punição.

Inibida de inscrever jogadores, acabou a Belenenses SAD por proceder ao pagamento durante o mês de janeiro. Só depois de fazer prova à FIFA de ter regularizado a situação é que, perto do fecho do mercado de inverno, a 22 de janeiro, recebeu autorização vinda da Suíça para se reforçar.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.