Só Desportos

Só Desportos

A devastadora derrota que a equipe de basquetebol feminino Moçambicano levou frente a equipe de Nigeria

A devastadora derrota que a equipe de basquetebol feminino Moçambicano levou frente a equipe de Nigeria.





Os 34 pontos de diferença com que a Selecção nacional de basquetebol saiu derrotado diante da Nigéria, a contar para a primeira jornada do Torneio de Pré-Qualificação Olímpica, que decorre na Sérvia, deixou naturalmente a delegação mocambicana triste, mas Leia “Tanucha” Dongue deu a cara pelas companheiras e sem pejo algum, exaltou a participação de Moçambique neste Torneio e disse: “temos basquetebol, mas a este nível fica difícil!”
Por Alfredo Júnior, Em Belgrado 


Leonel “Mabê” Manhique, selecionador nacional, e Leia “Tanucha” Dongue compareceram à sala de comparência de imprensa e antes de qualquer análise ao jogo, trataram de elevar o desportivismo, dando os devidos “parabéns a Nigéria pela vitória e pela quase certa qualificação para os Jogos Olímpicos”.



Sobre a derrota Mabê justificou com o excessivo número de turnovers (perdas de bolas) registados no primeiro período, “os números falam por si, saímos da primeira parte com 21 turnovers o que deu aquela vantagem de 13 pontos na primeira parte, depois pioramos na segunda parte e a Nigéria aproveitou-se disso construindo a grande vantagem que teve no final.


Só competindo a este nível podemos evoluir.

Apesar da derrota, tanto Mabê como Tanucha exaltaram a participação de Moçambique neste Torneio Pré-Olímpico, com Leia Dongue a dizer que “se chegamos até aqui é porque temos uma palavra a dizer ao Mundo, temos basquetebol sabemos que a este nível é muito difícil, mas é uma experiência para Moçambique é sempre bom estar a participar nestes campeonatos e jogar com os melhores só assim podemos aprender”.


Tanucha Dongue não esqueceu o apoio de milhões de moçambicanas que pela  televisão acompanharam o jogo e puxaram pelas raparigas do combinado nacional, deixando uma palavra de agradecimento, apelando ainda para que “o povo e o Governo continue a apoiar o basquetebol que é a. Oralidade colectiva que mais da resultados positivos e alegrias a Nação moçambicana”.



 
Desfrutar do momento nos jogos com EUA e Sérvia 

Moçambique tem agendado para sábado e domingo mais dois jogos neste Torneio Pré-Olímpico, respectivamente diante dos Estados Unidos da America (20 Horas de Maputo) e Sérvia (18 H de Maputo) jogos que serão para “desfrutar e ter contacto com essas jogadoras” profissionais e experientes, segundo afiançou Leia Songue.

 “Vamos continuar a trabalhar para melhorar o que não conseguimos fazer diante da Nigéria e desfrutar deste campeonato”, disse a jogadora que uma vez mais esteve em destaque e por isso recebeu a informação de que será uma das convidas a tomar parte no Campo de Treinos da WNBA, a Liga Feminina de Basquetebol Norte-americana. (LANCEMZ)
 


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.