Só Desportos

Só Desportos

David Canivete promovido a capitão da selecçāo de basquetebol sénior masculina


 

Novo ano, novo capitão para a seleccão nacional de basquetebol sénior masculina que prepara a sua participação na terceira janela de qualificação ao Afrobasket 2021. Trata-se de David Canivete Júnior que foi promovido ao estatuto de líder do cinco nacional, após a renúncia do poste Custódio Muchate Júnior que esteve ao serviço do combinado nacional desde 2001, sendo que os últimos a assumir a liderança do grupo.

Por Alfredo Júnior

A eleição de Canivete foi consensual no seio do grupo que trabalha sobre orientação do seleccionador nacional Miguel Guambe que deu conta que a indicação do extremo está relacionada com a sua longevidade na seleccão e sobretudo pela capacidade de liderança demonstrada em várias etapas.

“O critério que se usou foi o de antiguidade, no momento em que decidimos isso o mais antigo no grupo era o Canivete, não só isso, ele também tem alguma capacidade de liderança e acho que o testemunho está bem entregue”, comentou Miguel Guambe sobre esta indicação.
O seleccionador nacional lamentou a decisão de renuncia apresentada por Custódio Muchate, porém referiu ser de respeitar esta posição que revela maturidade do poste do Ferroviário de Maputo que esteve ao serviço do combinado nacional durante 19 anos.
“É  caso a respeitar, pessoalmente já falei com ele e disse-lhe isso que respeito a decisão dele, se ele acha que já não está em condições essa decisão é a melhor do que ter alguém que está aqui a arrastar-se, a posição que ele tomou é uma posição consciente, ele já é uma pessoa adulta e é de respeitar”, comentou Miguel Guambe sobre a posição de Muchate.
Canivete será o elo mais forte para integração dos novos jogadores
Na hora de assumir o leme, David Canivete diz que vai desempenhar o papel de capitão com zelo e responsabilidade de unir o grupo que recebe jogadores novos no espaço da selecção nacional de basquetebol que está em processo de renovação.
“Já me sentia como um dos lideres, uma das pessoas mais influenciadoras no seio do grupo, só é novidade por passar a ser capitão, mas toda gente já me conhece, estou aqui há bastante tempo e estou aqui para dar meu contributo, espero que estejamos todos alinhados no mesmo objectivo que é perder o menor número de jogos e conseguirmos o apuramento para o Afrobasket seria muito bom para esta juventude, para este grupo batalhador”, disse Canivete.
Aos 31 anos, ou seja nascido a 9 de Agosto de 1989, David Canivete conta com nove presenças em Campeonatos Africanos de Basquetebol na categoria de sénior e a sua estreia registou-se em 2009, no Afrobasket realizado na Líbia, no qual Moçambique terminou na 14ª posição e o extremo registou a média de 5,2 pontos e 1,2 assistências. Canivete dá as boas vindas aos novos integrantes do combinado nacional e compromete-se a contribuir para a sua integração.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.